sábado, 22 de julho de 2017

A Banalização dos Cursos de APH Tático


A Banalização dos Cursos de APH Tático.

APH Tático - Operação em Ambiente Aquático.

Antes de meus comentários, acho importante que se entenda primeiro o que é APH Tático:

Define-se como APH Tático, o atendimento Pré-Hospitalar, emergencial, prestado em situação de conflitos e onde tenham ocorrido ou possam ocorrer atos violentos, como em operações policiais, operações militares, conflitos urbanos e rurais, protestos e manifestações onde esteja presente o risco de agravos a saúde, tanto para a vítima primária, quanto para a equipe que presta o atendimento “in locu”, em razão de atos violentos, independentemente de sua motivação.

Os principais agravos ocorridos são os traumáticos, como Ferimentos por Arma de Fogo (FaF) e Ferimentos por Arma Branca (FAB), podem ocorrer eventos clínicos, como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Resposta Anafilática a gases irritantes, emergências Psiquiátricas, entre outros.

Esse tipo de atendimento, geralmente envolve, equipamentos, táticas e procedimentos especiais, assim como adaptações de procedimentos médicos, a situação especifica do ambiente tático.

APH Tático - Dr. Walbert Alcoforado da Silveira. Médico, Operador Tático de Emergências Médicas.


Um profissional envolvido em atividades de APH Tático, se vê corriqueiramente envolvido em situações de alta complexidade e risco, em que este se expõem a diversas condições de insalubridade exacerbada e aumentada, em relação a seus pares, que atuam no APH Convêncional, que é aquele ofertado pelas equipes tradicionais, de atendimento e que segue os protocolos padrões e rotinas de atendimento, em situações consideradas normais, no atendimento de campo.

Levando-se em conta o descrito acima, verifica-se que o profissional de APH Tático, dada a natureza de sua atividade, precisa não somente, ter qualidades e capacitação acessórias especificas, acrescentadas a sua formação convencional, como também precisa estar fisicamente apto, a executar o seu papel operacional, qualidades as quais, não são adquiridas da noite para o dia, Mas sim levam tempo, esforço e dedicação para serem conquistadas.

APH Tático - Cortesia ATAC Treinamentos www.medicotatico.com.br


Observa-se no entanto, que vem crescendo cada vez mais, uma política oportunista, por parte de algumas empresas e aventureiros (felizmente nem todas), que veem no mercado de APH Tático, um filão a ser explorado de forma financeira, passando a explora-lo, de forma predatória e desordenada, criando cursos sem embasamento teórico e suporte técnico adequados, sem qualquer preocupação ética, e com visão de segurança questionável.

Acontece então de a grande maioria desse cursos, são realizados de forma temerária, com conteúdo extremamente limitado, voltados a práticas imediatistas, com preocupação mais voltada a parte estética e publicitária, do que com a qualidade propriamente dita, onde pretendem em poucas horas, geralmente relegadas a fins de semana, como se a educação fosse algo secundário, portanto relegada apenas a momentos de folga, em sua grande parte nos fins de semana, quase em caráter de “hobby” ou lazer.

Certificados são dados, a profissionais mal preparados, desprovidos não somente de preparo técnico real, mas muitas vezes também sem o menor preparo físico para atuar na atividade, pessoas totalmente fora de forma, que mal conseguem correr 100 metros, ou que tem dificuldade até para se abaixar ou levantar rapidamente. 

Nota-se mais preocupação com "brevês" e "carteirinhas' e com a imagem, portando equipamentos táticos, para mostrar na roda de amigos, do que com a qualificação profissional em si mesma.

Claro que a questão não é que os cursos sejam em fins de semana, mas o problema maior é causarem a falsa ilusão no aluno, de que estes estão preparados, para entrarem em zonas “vermelhas”, como são designadas as áreas, onde a ação ou agravo propriamente ditos, estejam ocorrendo naquele momento.

É didática e fisicamente impossível, com a tecnologia disponível hoje em dia, fazer com que alunos se tornem operadores especializados em APH Tático, em apenas dois ou três dias, no fim de semana, e que já vão passar a andar “de preto” e participar de operações intricadas, de resgate, envolvendo armas de fogo, explosivos e situações de violência extremada.

Não sou contra cursos que atendam demanda, em horários mais complacentes e em dias fora do horário comercial normal, porem sou contra certas titulações, em que se ofertam ilusões, vendendo apenas imagens, sem que se prepare realmente o profissional para a atividade fim, deixando esse profissional, com a a falsa sensação de capacitação, que desaparece ao som do primeiro tiro real, dado em sua direção, ou com a explosão da primeira granada de gás, próximo do operador.

APH Tático é coisa séria e não pode ser visto como um Hobby, a ser desfrutado nas horas vagas, quem passa essa ideia de "oba, oba" e de que é pra qualquer um, esta colocando a vida do profissional menos avisado, em risco.

 
Professor Lemuel Araujo - Operador Tático de Emergências Médicas.

Professor Lemuel Araújo, Investigador de Polícia Civil, Operador Tático de Emergências Médicas.


+55 31 33189017 (Whatsapp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores participem e comentem e deem suas opiniões, seu comentário construtivo é bem vindo, mesmo que forma de critica. Comentários ofensivos ou não éticos serão sumariamente deletados.