quarta-feira, 3 de junho de 2015

O Municipio de Esplanada - BA, vai promover o CAPACITA SAMU 192 em Julho 2015


A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Esplanada na Bahia, esta em fase de  finalização e celebração de contrato de prestação de serviços com a instituição de ensino selecionada a ofertar treinamentos e capacitação para profissionais de saúde que atuam no Serviço Móvel de Atendimento a Urgências da cidade.
 
Para ministrar a capacitação foi escolhida por expertise, a empresa ATAC TREINAMENTOS, já bastante conhecida no meio pelos profissionais de saúde de primeira resposta, por outros cursos pioneiros que se tornaram referencia nacional em emergência pré-hospitalar, como o Curso de Operador Tático de Emergências Médicas - COTEM e o Curso de Resgate e Transporte Aeromédico - CRTA, entre outros.
 
O curso batizado de  "CAPACITA SAMU 192", foi inteiramente formatado e direcionado especialmente para atender as necessidades do modelo de atendimento e as rotinas do SAMU 192, tanto nas unidades básicas quanto nas avançadas.
 
Segundo o Professor Lemuel Araújo, Tripulante de Resgate e Transporte Aeromédico e Diretor da ATAC Treinamentos, o  CAPACITA SAMU 192 foi desenvolvido a partir das especificações da Politica Nacional de Saúde do SUS, e em especial  da Portaria 2048 do Ministério da  Saúde, para o Atendimento de Urgências e Emergências no Pré-Hospitalar, e busca promover a padronização dos formatos e rotinas de atendimento do SAMU 192 em todo o Brasil.
 
Professor Lemuel Araújo - Tripulante de Resgate e Transporte Aeromédico.
Coordenada pelo seu Diretor Clínico, Dr. Walbert Alcoforado, (médico especialista em Urgências e Emergências, veterano dos SAMU Ilhéus, Eunápolis e Salvador) a equipe multidisciplinar da ATAC Treinamentos, seguiu os mesmos princípios e conceitos de padronização e unificação de rotinas e procedimentos, já consolidados e consagrados pelo ATLS e PHTLS.
 
Dr. Walbert Alcoforado médico especialista em Urgências e Emergências - SAMU Ilhéus, Eunápolis e Salvador.
 
 
Estes conceitos de padronização e unificação de rotinas e procedimentos, permitem que um profissional do SAMU do Rio Grande do Sul, possa trabalhar juntamente com um outro profissional do SAMU da Bahia, Minas Gerais, Amazonas ou qualquer outro estado da Federação, de forma harmoniosa e eficaz, falando a mesma linguagem e seguindo os mesmos procedimentos, de forma a otimizar o atendimento, economizar tempo e recursos, beneficiando-se dessa forma as vítimas em atendimento, permitindo que um atendimento mais rápido e de qualidade, salve mais vidas.
 
Paralelamente a capacitação interna, foram disponibilizadas também ao público esterno 15 vagas, permitindo que profissionais de outros estados e regiões do pais possam participar e assim promover um intercambio de vivências e conhecimentos.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores participem e comentem e deem suas opiniões, seu comentário construtivo é bem vindo, mesmo que forma de critica. Comentários ofensivos ou não éticos serão sumariamente deletados.